Informe-se


Você sabe como surgiu o Dia do Professor?

O Dia do Professor é comemorado no dia 15 de outubro. Mas poucos sabem como e quando surgiu este costume no Brasil.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao Professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.

O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


Linha dura contra aluno agressor

11/2009

REPORTAGEM GAZETA DO POVO
Um projeto de lei que tramita no Senado, em caráter conclusivo, cria medidas de proteção para o professor agredido, prevê punições para o aluno que comete agressão e ainda possibilita a aplicação de multa contra o estabelecimento de ensino que não der conta de resolver conflitos originados da relação entre aluno e professor. Aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado, o Projeto 191/2009, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), segue para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de ser encaminhado para apreciação na Câmara dos Deputados.
Paim diz que usou como base em sua elaboração um estudo desenvolvido na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) que traça as situações de violência nas escolas e mostra que educadores se sentem desprotegidos para exercer suas atividades. “Historicamente nossa sociedade culpa o professor. É preciso haver uma medida que o resguarde. O professor não pode ser tratado como um ser de segunda categoria”, diz Paim.
A proposta
O Projeto de Lei 191/2009, que tramita no Senado, prevê medidas de proteção ao professor e mais punição ao aluno. Entenda:
Violência contra o professor
- É ação praticada contra o professor em exercício de sua profissão. Dá prazo de 48 horas para que caso seja encaminhado ao MP. O juiz pode pedir auxílio da polícia.
Aluno agressor
- Constatada a agressão, pode ser afastado da escola ou da sala de aula. Dependendo do caso, pode ser proibido de se aproximar do professor ofendido ou de sua família.
Escola
- Os estabelecimentos de ensino devem ter mecanismos de solução de conflito entre professores e alunos. O juiz pode impor multa para a escola que não tenha atuado de forma satisfatória.
Preocupante
  Outras informações no site www.naoviolencia.org.br.


EVENTO SETEMBRO 

PROMOÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO: "II MARATONA CÍVICA"

DIA: 10 DE SETEMBRO DE 2010


LOCAL: SEDE

A EMLF PARTICIPARÁ COM MAIS DE TRINTA ATLETAS.







AVALIAÇÕES III UNIDADE 2010 EMLF

  • Caros alunos e professores a previsão de início das avaliações é para o dia 20 de setembro de 2010.
  • Segunda feira dia 13 estaremos disponibilizando o horário de avaliações finais.